sábado, 26 de setembro de 2020


 LENDO CONFREIRAS

O canto da borboleta de Rita Queiroz (Penalux, 2018)

Para Octávio Paz “a poesia é um caracol onde ressoa a música do mundo”. A poesia de Rita Queiroz capta as emoções do mundo e a transforma em ritmo, alento, canto. Trata-se de uma poeta que transita pela história da literatura e da mitologia para fazer ecoar sua poesia: “Risos e lágrimas se amalgamam/ No paraíso de Dante e Beatriz/ Na beleza cruel do palhaço/ Paisagem diluída nas recordações de outono”, “Assisto a tudo Embriagada por Baco”.

Imagens fortes e belas metáforas marcam o ritmo deste canto. São poemas que convidam o leitor a refletir metamorfose da borboleta, metáfora da própria vida. E a borboleta também representa o despertar da poeta para a escrita: “Na terceira margem está o trilho/ E o canto plural das andorinhas/ Na bagagem, pedaços de esperança/ Reescrita inconfessável da borboleta.”

O amor e a passagem do tempo são notas marcantes d’O canto da borboleta. No poema (in)certezas, por exemplo, o amor-paixão transborda e a dor leva ao questionamento: “Oh! Afrodite e Zeus/ Por que deixastes Cupido me flechar?/ E agora, que rumo tomar?/ Pegar um táxi para a estação lunar?/ Ou me desaguar no horizonte/ sem cais para me aportar? ” O amor inquieta e alimenta o sujeito lírico que ora canta sua dor, ora apenas confessa suas memórias: “Meu amor em digitais/ Se tatua na tua retina/ Nas filigranas de pretéritos mais-que-perfeitos”.

A passagem do tempo ganha imagens que “perfuram a alma e rasgam o ventre” também do leitor: Pedaços de eternidade/ Habitam o porta-retratos/ Decifram minha incompletude/Prenhe de esquecimento”. Seja pela consciência dolorosa da fugacidade da vida ou da tentativa frustrada de eternizar momentos, o sujeito poético se apropria da escrita e nos presenteia com versos belíssimos:

“Um sopro divino rompe o silêncio

                        [ao som de violinos

No desfiar eterno do rosário

Sorrisos fecundam a alma

E as nesgas de lembranças flutuam

                        [por entre os cactos”

A poesia, como é definida no poema, recordações de outono é uma “Oração que cala o abismo”. A poética da autora transita pelos abismos para tentar compreender seus eus e com “o olhar preso no carrossel encantado/ Implode o descompasso e ressurge na brisa apaixonante do verão.” Assim, a poesia, que nasce dos abismos, é o canto que afaga a alma.   A leitura dos poemas de Rita Queiroz nos faz atravessar nossos próprios abismos e acalenta alma.

                                                                                                         Érica Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário